sexta-feira, 31 de maio de 2013

Semana da Caatinga é comemorada nas escola do município, com trilhas ecológicas organizadas pelo Programa Capivara (UFRPE)

Nos dias 29 e 30 de Abril e 01 e 02 de Maio, foi proporcionado aos educandos e educadores da rede municipal de Santa Cruz do Capibaribe, A SEMANA DA CAATINGA, onde aconteceu um estudo mais aprofundado sobre o Bioma Caatinga, predominante em nossa região, buscando uma valorização e interesse na sua preservação, como também uma postura diferente em relação a Educação Ambiental e consequentemente uma política sustentável implantada como forma de vida e desenvolvimento social através das trilhas realizadas na Caatinga, juntamente com a exposição sobre os achados da mesma. Para a realização do evento, contamos com os professores e coordenadores da Rede Municipal, voluntários da UFRPE (Programa Capivara) e alunos do Ensino Médio da Rede Estadual, os quais  envolveram os discentes com explicação sobre a temática em questão.
















































terça-feira, 28 de maio de 2013

Conferência Municipal da Educação é realizada em Santa Cruz do Capibaribe


A Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe realizou na última sexta-feira (24), a Conferência Municipal da Educação que abordou o tema: O PNE NA ARTICULAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO: Participação popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

A Secretaria Adjunta de educação abriu o evento que contou com as presenças do Prefeito Edson Vieira (PSDB), do Vice-Prefeito Dimas Dantas, do Presidente da Câmara Júnior Gomes, vereadores e da Primeira Vice Coordenadora Geral do SINDUPROM Luciene Cordeiro.

“Agradecemos ao apoio da Prefeitura Municipal para a realização da conferência e dos trabalhos da Secretaria de Educação, ao longo desses cinco meses. Hoje, os santa-cruzenses tiveram a oportunidade de participar de um momento democrático de grande importância, conhecendo, discutindo e elaborando propostas que farão parte do plano de ação da nossa secretaria”, frisou Claudenice Dias.

Mais de 800 professores da rede pública e privada de ensino, profissionais da educação e sociedade civil assistiram a palestra proferida pelo conferencista, doutorando em educação pela UFPE, Prof. Assis Leão, votaram o regimento da conferência e participaram dos sete eixos temáticos, mediados por professores pratas da casa. O resultado das discussões e exposições dos temas serão as propostas levadas para a conferência estadual, que contribuirão para nortear os rumos da educação em todo o país.

“Desde o início do nosso governo, procuramos proporcionar melhores condições nas escolas para receber nossos alunos fornecendo infraestrutura, água mineral e merenda de qualidade. Buscamos a valorização do professor com o pagamento dos salários atrasados, concedendo o aumento de 8% e a incorporação das aulas excedentes, uma luta da classe e do sindicato obtidas através do diálogo com o poder municipal, diálogo este que será um compromisso permanente durante toda a gestão”, ressaltou Edson Vieira. “Esta semana, estive reunido com representantes do sindicato dos professores para discutirmos a questão previdenciária, assunto de fundamental importância para a classe”, finalizou.  

A Coordenadora do SINDUPROM Luciene Cordeiro mediou o eixo temático – Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho e pontuou a abertura que o sindicato dos professores junto ao governo municipal e a Secretaria de Educação. “Todos os problemas que levamos estão sendo discutidos e resolvidos, gostaria de dizer ao prefeito Edson Vieira que continue com essa abertura, que é prova do respeitando a categoria dos professores” disse Luciene Cordeiro.

Após um dia de atividades que também contou com apresentações culturais, os participantes da Conferência Municipal da Educação receberam o certificado de participação do primeiro momento democrático da educação a nível municipal, que terá sua segunda etapa na Conferência Estadual da Educação.