terça-feira, 1 de julho de 2014

Cuidados com o livro didático!

Atenção, Diretores e Professores!

1. O livro didático começa sua história ainda nas editoras, quando é produzido nos padrões requisitados nos editais de inscrição. Aí, para saber se realmente tudo está de acordo, o material é testado por especialistas em qualidade para saber se é tão durável quanto precisa ser. E, só então, você aí na escola recebe o livro bem protegido  em uma embalagem plástica que impede que algo possa danificá-lo.
2. Não é à toa que temos tanto carinho com o livro antes que ele chegue até sua escola. Quando ele chega, está tão novinho de dá gosto de ver, de cheirar e vontade de usar! Mas precisa continuar sendo muito bem cuidado para continuar assim durante todo o período em que ele será utilizado. Ele tem uma história de até três anos de utilização para contar...
3. Cada aluno faz parte da missão do livro por um ano, depois é a vez de outro. é direito de todos os alunos terem o livro didático. Por isso, é muito importante que você estimule esta prática em sua escola: cuidar do livro durante todo o ano.
4. Ao entregar o material, incentive os alunos a encapá-lo e não se esqueça de fazer o controle da entrega. Ao término de uma ano letivo, recolha o material e realize o controle da devolução dos livros pelos alunos também. é indispensável que o livro didático seja devolvido à escola em boas condições por todos os alunos. O livro é um patrimônio público! Mostre aos alunos a importância que eles têm para a história do livro.
5. E qual o seu papel nessa história? A Resolução CD/FNDE 42/2012, de 28 de agosto de 2012, determina que é competência da escola promover ações eficazes para garantir a conservação e a devolução dos livros didáticos reutilizáveis pelos alunos, inclusive mediante campanhas de conscientização da comunidade escolar. é isso mesmo! É sua responsabilidade se envolver na conservação e devolução do livro didático.
6. E o livro consumível? Este não precisa ser devolvido. Uma dica: você pode verificar se o material é reutilizável ou consumível, observando a mensagem abaixo do hino nacional na 4ª capa de cada livro. Para obter sugestões e ideias de como controlar a entrega e a devolução de livros didáticos, acesse nossa página em www.fnde.gov.br >> Programas >> PNLD >> Apoio à Gestão ou fale com a gente através do 0800 61 61 61.

FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário