sexta-feira, 11 de julho de 2014

Como economizar água na escola

Envolva toda a comunidade no combate ao desperdício desse recurso começando pela manutenção da rede hidráulica e a conscientização dos usuários

Se a água do planeta continuar sendo gasta do jeito que é hoje, em 2025, dois terços da população mundial não terá acesso a esse recurso em forma potável. A estimativa das Organizações das Nações Unidas (ONU) parece absurda, mas se justifica quando lembramos que apenas 2,5% desse liquido existente no mundo são de água doce e menos de 1% do total está acessível ao uso do homem. Em cidades brasileiras como São Paulo, o temor da escassez já bate à porta dos moradores e lembra que é necessário tomar medidas efetivas imediatamente.
E o que a escola tem a ver com isso? "Tudo", segundo Sílvia Sá, gerente de Educação do Instituto Akatu, organização que discute e defende o consumo consciente. É na sala de aula que se dá início à construção de um olhar crítico sobre os recursos naturais. "Quando começamos a trabalhar esse olhar, incentivamos um maior entendimento do papel das pessoas como cidadãs e do que elas podem fazer individualmente ou coletivamente para preservar aquilo de que usufruem", diz. Dessa maneira, a comunidade entende que é preciso cuidar do que há hoje para que não falte no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário